Atividades Paralelas

Conferência Um Palco sobre o Atlântico, por José Alvarez, director do Museu Nacional do Teatro e da Dança(entrada livre)
2 de Setembro | 18h30 | Salão Nobre do Teatro da Trindade

Conferência dedicada à presença do teatro português (atores, dramaturgos, companhias teatrais, entre outros) no Brasil, na Argentina e no Uruguai na primeira metade do século XX.


Projeção do filme El Funeral de Neruda com apresentação de Renzo Sicco (Assemblea Teatro, Torino) (entrada livre)
9 de Setembro | 21h30 | 65 min |Largo do Intendente (em parceria com a Largo Residências e a Junta de Freguesia de Arroios)

Habituada a visitar regularmente a América Latina em apresentação das suas obras, a companhia italiana Assemblea Teatro tem como influências alguns dos maiores poetas da região, como por exemplo o Pablo Neruda. O poeta chileno foi imortalizado pela companhia em “El Funeral de Neruda”, uma peça que narra os últimos quinze dias de vida do Nobel da Literatura. Registada para a posteridade em filme, terá honras de projecção e apresentação na És Cena - Mostra Latino-Americana de Teatro, com apresentação do realizador Renzo Sicco.


Conferência Del texto a la representación en la escena latinoamericana contemporánea, por Guillermo Heras (entrada livre)
11 de Setembro | 18h30 | Salão Nobre do Teatro da Trindade

Guillermo Heras apresenta o panorama cultural latino-americano contemporâneo, numa iniciativa integrada no Curso de Verão "América Latina Hoje", organizado pela Casa da América Latina e pelo ISCTE-IUL.


Conferência de apresentação do Programa Iberescena, pelo seu coordenador-geral Guillermo Heras (entrada livre)
12 de Setembro | 18h30 | Salão Nobre do Teatro da Trindade

Apresentação do Iberescena, Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, criado em novembro de 2006, com base nas decisões adotadas na Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo (Montevidéu, Uruguai). O programa destina-se a desenvolver um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas.


Workshop Commedia dell’Arte Contemporânea, por Felipe Cabezas (inscrições abertas)
5 e 6 de Setembro | 10h30 às 13h00 - 14h00 às 16h30 | Largo Residências

O workshop intensivo "Commedia dell’arte contemporânea" tem como principal objectivo o desenvolvimento lúdico do pensamento crítico e da postura satírica perante situações de injustiça social habituais neste tipo de teatro, como por exemplo a fome e a discriminação - elementos sempre presentes na comédia clássica. Adicionalmente, procura-se divulgar elementos teatrais pouco convencionais, como a comédia física e a auto-ironia.

Preço de inscrição: 20 euros (15 euros para os moradores na Freguesia de Arroios)
Nº max. de participantes: 20
Inscrições: dlopes@casamericalatina.pt, ou pelo telefone 21 394 73 56


Seminário de Novos Críticos (inscrições abertas)
19 de Setembro (Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, Algés) | 10h00 às 17h30 | Coordenação de Jorge Louraço Figueira e Rita Martins, com o apoio de Rui Pina Coelho e Eunice Tudela de Azevedo

Visando contrariar o progressivo e visível desaparecimento da crítica de teatro e estimular a criação de pólos regionais de críticos atentos à actividade teatral de todo o país, a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, em colaboração com a Casa da América Latina, tem o objectivo de implementar a realização regular de Seminários para Novos Críticos. A discussão sobre cada um dos espectáculos servirá para exercitar os instrumentos específicos de análise dos diferentes componentes da cena, visando uma justa adequação aos espectáculos em questão. Os Seminários serão também um lugar para discutir o papel da crítica e as suas razões históricas bem como experimentar a escrita de textos críticos com vista à publicação.

Cada um dos formandos deverá escolher um dos espectáculos apresentados na Mostra e escrever uma crítica de aprox. 3.500 cc. Os textos produzidos pelos formandos estarão na base do trabalho a realizar durante as sessões de formação. Os textos produzidos pelos formandos serão editados e posteriormente publicados noblogue de crítica e reflexão sobre Artes Performativas Sinais em Linha.

https://sinaisemlinha.wordpress.com/

Preço de inscrição: 20 euros, com entrada livre em quatro espectáculos e certificado de participação.
Nº max. de participantes: 15
Inscrições: dlopes@casamericalatina.pt, ou pelo telefone 21 394 73 56

Eunice Tudela de Azevedo (Lisboa, 1988) é mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É bolseira FCT de Doutoramento em Estudos de Teatro e é membro integrado do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É co-editora da Sinais em Linha, uma plataforma online de crítica de artes performativas ligada à Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT), da qual é membro desde 2013. Colaboradora da revista Sinais de Cena.

Jorge Louraço (n. 1973) escreveu Cassandra de Balaclava (Cão Danado, 2013), Xmas qd Kiseres (OTeatrão, 2002) e O Espantalho Teso (TNSJ, 2001), entre outros textos. Traduziu Cidadania, de Mark Ravenhill (Culturgest); Senti um vazio, de Lucy Kirkwood (Casa da Esquina); e Onde é que esconderam as respostas, dos Third Angel. Formado em relações internacionais e em antropologia social, fez a Oficina de Escrita Teatral de Antonio Mercado no Teatro Nacional de São João, Porto; o Seminário Traverse Theatre nos Artistas Unidos, em Lisboa; a Residência Internacional do Royal Court Theatre, em Londres; e o Seminário de Escrita Teatral de J. S. Sinisterra no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa. Dirigiu Conta-me Como É (O Teatrão, 2014), com textos de Jorge Palinhos, Sandra Pinheiro e Pedro Marques. Dramaturgo residente no Teatrão, é docente da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, crítico de teatro do jornal Público e bolseiro de doutoramento da FCT. No Brasil, traduziu Ricardo III, de Shakespeare (enc. Marcelo Lazzarato), trabalhou com os encenadores Marco Antonio Rodrigues e Cibele Forjaz e publicou Verás que Tudo É Verdade, sobre o grupo Folias (SP).

Rita Martins (Lisboa, 1970). Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou Raul Brandão – do texto à cena (INCM, 2007), artigos para a revista Sinais de Cena e foi responsável pela edição do Teatro Completo de D. João da Câmara (INCM, 2006). Tem leccionado disciplinas relacionadas com a Teoria e História do Teatro em diversas instituições (Fórum Dança, Instituto Piaget-Almada, Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa-ESTAL). Escreveu crítica de teatro para o jornalPúblico entre 2004 e 2010. Actualmente, é investigadora integrada do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou no projecto HTP online – Documentos para a História do Teatro em Portugal, e membro do Conselho Redactorial da revista Sinais de Cena da APCT - Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Doutoranda da FLUL com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, encontra-se a desenvolver a tese intitulada O Teatro do Bairro Alto na Lisboa pombalina.


La Valija - workshop improvisação dança-teatro, por Valentina Cayota (inscrições abertas)
9, 10 e 11 de Setembro | 18h00 às 21h00 | Companhia Olga Roriz

Neste workshop, a atriz e coreógrafa Valentina Cayota aprofunda as práticas e técnicas utilizadas na criação da peça “La Valija”. Através de vários exercícios de improvisação com música e literatura, o workshop procura desenvolver nos participantes uma linguagem própria a partir da relação do indivíduo com elementos externos. O desafio é a exploração de uma relação emocional e sensorial entre o corpo e o objecto, bem como a aquisição de ferramentas técnicas e criativas que potenciem as possibilidades individuais de expressão.

Preço de inscrição: 35 euros
Nº max. de participantes: 20
Inscrições: Valentina Cayota: 918091458 | Produção Companhia Olga Roriz: 927 298 695


Apresentação do livro Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, por Paula Autran(entrada livre)
14 de Setembro | 18h30 | Casa da América Latina

O Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena formou uma geração de artistas que consolida a modernização do teatro brasileiro e lhe imprime um rumo politizado. Apesar de bem discutida em diversos estudos publicados, a história do Teatro de Arena de São Paulo costuma ser nebulosa quando se trata do trabalho realizado no Seminário. No seu mais recente livro, Paula Autran (mestre em Artes Cénicas pela Universidade de São Paulo), propõe-se a investigar de que maneira o Teatro de Arena procurou refletir sobre uma pedagogia da dramaturgia capaz de enfrentar a questão de uma representação nacional e popular.


Inscrições e mais informações: dlopes@casamericalatina.pt | 213 947 356