De Lorca (República Dominicana)
15 de Setembro | 21h30, Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, Algés | 60 minutos
Texto, interpretação, direcção e dramaturgia: Elvira Taveras
“De Lorca” é um intenso monólogo composto por 6 personagens retiradas de quatro obras de García Lorca: La Sapatera Prodigiosa, e a trilogia trágica Bodas de Sangre, La Casa de Bernarda Alba e Yerma. A peça, com interpretação da actriz Elvira Taveras, conta-nos de forma intensa a história de seis mulheres, fortes e apaixonadas, que lutam contra tudo e contra todos em defesa do amor e da vida.
Elvira Traveras, atriz e encenadora dominicana, é formada em Teatro e Encenacao pela Universidade Autónoma de Santo Domingo.
Conta com mais de 25 anos de carreira na República Dominicana e no exterior. É fundadora do Teatro Popular do Centro da Cultura de Santiago (do qual também foi directora), onde trabalhou com importantes docentes do país e estrangeiros. Dirigiu igualmente a Companhia Nacional de Teatro da República Dominicana, tendo também passado pela Associação Dominicana de Titeriteiros (ADOTI) e pelo Colégio Dominicano de Artistas de Teatro (CODEARTE).
Na sua actividade como atriz e encenadora, trabalhou em peças como “Los Monólogos de la Vagina”, “Puentes”, “La Señorita Margarita”, “La Muerte de Alfredo Gris”, “Sueño de una Noche de Verano”, “Yo, Bertolt Brecht”, entre outras. Tem sido merecedora de prémios e distinções, como por exemplo os prémios “El Dorado”, "El Casandra", el "Talía de Plata", “La Estrella”, “El Soberano”, “Premios ATI” e “Premios ACE”.